quinta-feira, 3 de março de 2011

Completar rimas

EB1 de Vale d’El-Rei / Biblioteca Escolar de Porches

Publicamos hoje o resultado do trabalho desenvolvido na semana passada (24 de Fevereiro) por uma parte da turma - os meninos que estão na fase de aprendizagem ou consolidação da leitura. O objectivo era que completassem quadras.


Este exercício foi concebido para crianças que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita. Pretendeu-se, ao mesmo tempo, começar a desenvolver a noção de rima (métrica e som), utilizando quadras simples. As soluções escolhidas pelos alunos revelam, por vezes, que ainda sentem dificuldades em interpretar o texto – também porque ainda não dominam o código escrito. Optámos por transcrever a produção dos alunos, sem a corrigirmos, optando por reforçar positivamente o seu trabalho. Alguns dos exercícios foram resolvidos com ajuda (lemos em conjunto e procurámos as palavras que terminavam com um som semelhante, deixando a escolha final e a transcrição para os alunos).
Utilizámos canções para apoiar a compreensão das rimas e ensinámos um truque (que os alunos do 3.º e 4.ª anos aprenderam imediatamente): utilizar uma canção conhecida como matriz para a elaboração de novas rimas.

Os exercícios (veja o final desta mensagem) estavam divididos em dois níveis: 
  1. Os mais simples consistiam em ler/ouvir a quadra e encontrar uma palavra que rimasse: teriam de (por ordem de dificuldade) reconhecer o som, reconhecer a métrica e escolher um termo que fizesse sentido dentro do conjunto.
  2. Nos mais difíceis havia dois versos escritos e duas linhas em branco.

Para resolver qualquer dos exercícios foram dadas listas de palavras para escolher (aceitando-se outras que os alunos encontrassem por si)

Durante a semana a turma passou os seus trabalhos a limpo. 

O trabalho desenvolvido pelos restantes alunos foi a apresentação em Power Point que foi publicada em conjunto com esta mensagem.

A publicação destes trabalhos (com a excepção deste texto introdutório) foi feita pelos alunos Cíntia, Paulneel, David, Rodrigo e Diogo.
A preparação dos trabalhos para publicação foi feita pelos alunos sob orientação da professora Susana.




Está sonhando a Carlota
Com um futuro brilhante:
Quer deixar de ser bolota,
Transformar-se num gigante.
Diogo Santos 2ºano
   

Tenho agulhas nos meus dedos
Mas não sou costureiro.
Diz baixinho, em segredo:
O meu nome é pinheiro.
Pedro Silva 1ºano

Pegadas redondas
Ao cantar do galo
São marcas profundas
Dos pés de um cavalo.
Ana Reis 3º ano
Gonçalo Lamy 1ºano


                        Da minha janela à tua

Sai pela porta da rua
Para te dar um banquinho.
Ana Reis 3º ano

Esta sonhando a Carlota
Com um futuro brilhante:
Quer deixar de ser janota,
Transformar-se num gigante.
 Max 1º ano

Campo enfeitado
De cores amarelas
Belas
Selas  
Max 1º ano

 
Procura a palavra certa no lado direito da tabela
Está sonhando a Carlota
Com um futuro brilhante:
Quer deixar de ser _____________,
Transformar-se num gigante.
Bota
Nota
Janota
Bolota
Marmota
Diamante
Bastante
Radiante

Tenho folhas o ano inteiro
Às vezes fico sem roupa
O meu fruto é a bolota
O meu nome é _______________
Sobreiro
Pinheiro
Dinheiro
Pauliteiro
Costureira
Poupa
Sopa
Árvore

Tenho agulhas nos meus dedos
Mas não sou um costureiro.
Diz baixinho, em segredo:
O meu nome é ___________________
Alfaiate
Sobreiro
Pinheiro
Dinheiro
Costureira
Poupa
Copa
Árvore

No chão, entre as folhas
Chapéu amarelo.
Cuidado, não colhas
Aquele ____________________!
Caramelo
Pelo
Cogumelo
Mel
Flor
Rolhas
Bolhas
Fígado

Pegadas redondas
Ao cantar do galo
São marcas profundas
Dos pés de um __________________
Punhal
Pinhal
Cavalo
Hospital
Urso
Galo
Igual
Mal

Completa as quadras (para alunos mais avançados)
Da minha janela à tua
Vai apenas um passinho
___________________________________________
___________________________________________
Lua
Rua
Falua
Catatua
Passarinho
Ninho
Banquinho

Procurei-te em todo o lado
Em lado algum te encontrei
___________________________________________
___________________________________________
Fado
Bocado
Guardado
Nado
Lei
Sei
Achei

Debaixo daquele pinheiro
Pôs-se um melro a cantar
___________________________________________
___________________________________________
Cheiro
Aguaceiro
Sobreiro
Calar
Pensar
Sonhar

Campo enfeitado
De cores amarelas
___________________________________________
___________________________________________
Belas
Vê-las
Selas
Relas
Amado
Semeado
Pintado

Fui sentar-me a descansar
Em cima de um formigueiro
___________________________________________
___________________________________________
Lua
Rua
Falua
Catatua
Passarinho
Ninho
Banquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário