EB1 de Vale d’El-Rei / Biblioteca Escolar de Porches
Publicamos hoje o resultado do trabalho desenvolvido na semana passada (24 de Fevereiro) por uma parte da turma - os meninos que estão na fase de aprendizagem ou consolidação da leitura. O objectivo era que completassem quadras.
Este exercício foi concebido para crianças que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita. Pretendeu-se, ao mesmo tempo, começar a desenvolver a noção de rima (métrica e som), utilizando quadras simples. As soluções escolhidas pelos alunos revelam, por vezes, que ainda sentem dificuldades em interpretar o texto – também porque ainda não dominam o código escrito. Optámos por transcrever a produção dos alunos, sem a corrigirmos, optando por reforçar positivamente o seu trabalho. Alguns dos exercícios foram resolvidos com ajuda (lemos em conjunto e procurámos as palavras que terminavam com um som semelhante, deixando a escolha final e a transcrição para os alunos).
Utilizámos canções para apoiar a compreensão das rimas e ensinámos um truque (que os alunos do 3.º e 4.ª anos aprenderam imediatamente): utilizar uma canção conhecida como matriz para a elaboração de novas rimas.
Os exercícios (veja o final desta mensagem) estavam divididos em dois níveis:
- Os mais simples consistiam em ler/ouvir a quadra e encontrar uma palavra que rimasse: teriam de (por ordem de dificuldade) reconhecer o som, reconhecer a métrica e escolher um termo que fizesse sentido dentro do conjunto.
- Nos mais difíceis havia dois versos escritos e duas linhas em branco.
Para resolver qualquer dos exercícios foram dadas listas de palavras para escolher (aceitando-se outras que os alunos encontrassem por si)
Durante a semana a turma passou os seus trabalhos a limpo.
O trabalho desenvolvido pelos restantes alunos foi a apresentação em Power Point que foi publicada em conjunto com esta mensagem.
A publicação destes trabalhos (com a excepção deste texto introdutório) foi feita pelos alunos Cíntia, Paulneel, David, Rodrigo e Diogo.
A preparação dos trabalhos para publicação foi feita pelos alunos sob orientação da professora Susana.
Com um futuro brilhante:
Quer deixar de ser bolota,
Transformar-se num gigante.
Diogo Santos 2ºano
Tenho agulhas nos meus dedos
Mas não sou costureiro.
Diz baixinho, em segredo:
O meu nome é pinheiro.
Pedro Silva 1ºano
Pegadas redondas
Ao cantar do galo
São marcas profundas
Dos pés de um cavalo.
Ana Reis 3º ano
Gonçalo Lamy 1ºano
Da minha janela à tua
Sai pela porta da rua
Para te dar um banquinho.
Ana Reis 3º ano
Esta sonhando a Carlota
Com um futuro brilhante:
Quer deixar de ser janota,
Transformar-se num gigante.
Max 1º ano
Campo enfeitado
De cores amarelas
Belas
Selas
Max 1º ano
Procura a palavra certa no lado direito da tabela
Está sonhando a Carlota Com um futuro brilhante: Quer deixar de ser _____________, Transformar-se num gigante. | Bota Nota Janota Bolota Marmota Diamante Bastante Radiante |
Tenho folhas o ano inteiro Às vezes fico sem roupa O meu fruto é a bolota O meu nome é _______________ | Sobreiro Pinheiro Dinheiro Pauliteiro Costureira Poupa Sopa Árvore |
Tenho agulhas nos meus dedos Mas não sou um costureiro. Diz baixinho, em segredo: O meu nome é ___________________ | Alfaiate Sobreiro Pinheiro Dinheiro Costureira Poupa Copa Árvore |
No chão, entre as folhas Chapéu amarelo. Cuidado, não colhas Aquele ____________________! | Caramelo Pelo Cogumelo Mel Flor Rolhas Bolhas Fígado |
Pegadas redondas Ao cantar do galo São marcas profundas Dos pés de um __________________ | Punhal Pinhal Cavalo Hospital Urso Galo Igual Mal |
Completa as quadras (para alunos mais avançados)
Da minha janela à tua Vai apenas um passinho ___________________________________________ ___________________________________________ | Lua Rua Falua Catatua Passarinho Ninho Banquinho … |
Procurei-te em todo o lado Em lado algum te encontrei ___________________________________________ ___________________________________________ | Fado Bocado Guardado Nado Lei Sei Achei … |
Debaixo daquele pinheiro Pôs-se um melro a cantar ___________________________________________ ___________________________________________ | Cheiro Aguaceiro Sobreiro Calar Pensar Sonhar … |
Campo enfeitado De cores amarelas ___________________________________________ ___________________________________________ | Belas Vê-las Selas Relas Amado Semeado Pintado … |
Fui sentar-me a descansar Em cima de um formigueiro ___________________________________________ ___________________________________________ | Lua Rua Falua Catatua Passarinho Ninho Banquinho … |
Sem comentários:
Enviar um comentário